top of page

Sabe o que é uma Urocultura?


A urina é o fluido produzido pelos rins que transporta água e resíduos através do tracto urinário e, em seguida, é eliminado do corpo. A cultura de urina é um teste que detecta e identifica bactérias e leveduras na urina, que podem ser uma infecção do trato urinário (ITU).


Os rins, um par de órgãos em forma de feijão localizados na parte inferior da caixa torácica, nos lados direito e esquerdo das costas, filtram os resíduos do sangue e produzem urina. A urina viaja através de tubos chamados ureteres dos rins até a bexiga, onde é armazenada temporariamente, e então através da uretra quando é eliminada. A urina contém baixos níveis de micróbios, como bactérias ou leveduras que movem-se da pele para o tracto urinário e crescem e se multiplicam-se, podendo causar uma infecção do trato urinário.


A maioria das ITUs é considerada simples e facilmente tratada. No entanto, se não for tratada, a infecção pode espalhar-se da bexiga e dos ureteres para os rins. Uma infecção renal é mais perigosa e pode causar danos renais permanentes. Em alguns casos, uma infecção do trato urinário não tratada pode espalhar-se para a corrente sanguínea (septicémia) e causar sepsis, que pode ser fatal.


As mulheres e as meninas contraem infecções do trato urinário com mais frequência do que os homens e meninos. Mesmo as meninas pré-adolescentes podem ter ITUs frequentes. Para homens e meninos com ITU confirmada por cultura de urina, exames adicionais podem ser feitos para descartar a presença de cálculo renal ou anormalidade estrutural que possa causar a infecção.


Pessoas com doença renal ou com outras condições que afetam os rins, como diabetes ou pedras nos rins, e pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem ser mais propensas a infecções do trato urinário frequentes, repetidas e / ou complicadas.


COLHEITA: A colheita é normalmente feita com recurso ao jacto médio de urina (Iniciar a micção e colher após desperdício dos primeiros jactos de urina). É importante limpar primeiro a área genital antes de colectar a urina, devido ao potencial de contaminação da urina com bactérias e células da pele ao redor durante a colecta (especialmente em mulheres). A colheita deve ser feita para um recipiente estéril fornecido pelo laboratório.


249 visualizações0 comentário
bottom of page