top of page

Sabe o que é o Ácido Úrico?


O ácido úrico é um subproduto da quebra dos ácidos nucleicos (ácido ribonucleico [RNA] e ácido desoxirribonucleico [DNA]) nas células. Está presente em pequenas quantidades no sangue devido ao facto de o corpo destruir células e formar novas células continuamente. Além disso, o corpo transforma prontamente substâncias presentes em alimentos, chamadas purinas, em ácido úrico. As purinas são os principais constituintes do RNA e DNA.


Níveis de ácido úrico anormalmente elevados no sangue resultam de:


· Eliminação diminuída de ácido úrico pelos rins (causa mais comum)


· Consumo excessivo de alimentos ricos em purina e/ou álcool


· Produção exacerbada de ácido úrico


Frequentemente, o nível de ácido úrico no sangue torna-se anormalmente alto quando os rins não podem eliminar ácido úrico na urina em quantidade suficiente. Essa causa é geralmente determinada pelos genes da pessoa. Muito ácido úrico no sangue pode resultar em cristais de ácido úrico formados e depositados nas articulações ou ao seu redor. Os quadros clínicos que podem comprometer a capacidade de o rim eliminar o ácido úrico também incluem:


· Alguns tipos de doenças renais


· Certos medicamentos


· Envenenamento por chumbo


Consumo excessivo de alimentos ricos em purina (como fígado, rim, anchovas, aspargos, arenques, caldos e molhos de carne, cogumelos, mexilhões, sardinhas e pães doces) podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue. No entanto, uma dieta estrita baixa em purina reduz os níveis de ácido úrico em apenas uma pequena quantidade. No passado, quando o consumo de carnes e peixes era escasso, a gota era considerada uma doença que acometia pessoas ricas.


A combinação de uma dieta rica em purinas com álcool ou bebidas contendo xarope de milho rico em frutose pode piorar a situação, porque todas estas bebidas podem aumentar a produção de ácido úrico e interferir na sua eliminação pelos rins.


Por motivos desconhecidos, nem todas as pessoas que possuem hiperuricemia desenvolvem gota.

133 visualizações0 comentário
bottom of page