top of page

Sabe o que é a Prolactina?

Atualizado: 5 de ago. de 2020


A prolactina é uma hormôna cujo papel principal é a promoção da produção de leite materno (lactação). Está normalmente elevado em mulheres durante a gravidez e logo após o parto. É normalmente baixa em homens e mulheres não grávidas.


A prolactina é produzida pela porção anterior da hipófise, um órgão do tamanho de uma uva encontrado na base do cérebro. A dopamina do cérebro e o estrogénio controlam a produção e libertação de prolactina da hipófise. Durante a gravidez, a prolactina, o estrogénio e a progesterona estimulam o desenvolvimento da mama e a produção de leite. Após o parto, a prolactina ajuda a iniciar e manter o suprimento de leite materno. Se uma mulher não amamenta, seu nível de prolactina volta aos níveis pré-gravidez. Se ela amamentar, a amamentação desempenha um papel importante na libertação da prolactina. Existe um mecanismo de feedback entre a frequência com que o bebé amamenta e a quantidade de prolactina libertada pela hipófise, bem como a quantidade de leite produzido.


Uma causa comum de um nível de prolactina anormalmente elevado é um prolactinoma, um tumor da glândula pituitária que causa excesso de produção de prolactina. O prolactinoma é o tipo mais comum de tumor na hipófise e geralmente é benigno. Desenvolvem-se com mais frequência nas mulheres, mas também são encontrados nos homens. Os sintomas podem surgir dos efeitos indesejados do excesso de prolactina, como a produção de leite em uma mulher que não está grávida ou amamentando e, raramente, de um homem (galactorréia), bem como do tamanho e localização do tumor.


Se a glândula pituitária anterior e / ou o tumor aumentar significativamente, pode pressionar o nervo óptico, causando dores de cabeça e problemas de visão. Também pode interferir com outras hormonas que a glândula pituitária produz. Nas mulheres, o prolactinomas podem causar infertilidade e irregularidades na menstruação, enquanto nos homens esses tumores podem causar uma perda gradual da função sexual e da libido. Se não forem tratados, os prolactinomas podem eventualmente danificar os tecidos circundantes.

493 visualizações0 comentário
bottom of page