top of page

Sabe o que é a Creatinina?


A creatinina é um produto residual produzido pelos músculos a partir da quebra de um composto chamado creatina. A creatinina é removida do corpo pelos rins, que a filtram quase toda do sangue e a libertam na urina. O teste mede a quantidade de creatinina no sangue e / ou na urina.


A creatina faz parte do ciclo que produz energia necessária para contrair os músculos. Tanto a creatina como a creatinina são produzidas pelo organismo a uma taxa relativamente constante. Como quase toda a creatinina é filtrada do sangue pelos rins e libertada na urina, os níveis sanguíneos geralmente são um bom indicador da função renal. A quantidade de creatinina produzida depende do tamanho do corpo e da massa muscular. Por esse motivo, os níveis de creatinina são geralmente ligeiramente mais altos nos homens do que nas mulheres e crianças.


Os resultados de um teste de creatinina no sangue podem ser usados ​​em combinação com os resultados de outros testes, como um teste de creatinina na urina de 24 horas, para calcular valores usados ​​para avaliação da função renal.

172 visualizações0 comentário
bottom of page