MYLAB LOGO.png
LOGO NEXA (2a Versão).png

Sabe o que é a Influenza?


A influenza (gripe) é uma infecção viral dos pulmões e das vias aéreas causada por um dos vírus da gripe. Ela provoca febre, coriza (imflamação da mucosa nasal), dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e uma sensação de indisposição (mal-estar) geral.


O vírus da gripe é transmitido por:

  • Inalação de gotículas que foram expelidas pela tosse ou espirros de uma pessoa infectada

  • Contacto direto com as secreções nasais de uma pessoa infectada

  • Manuseio de utensílios domésticos que estiveram em contacto com uma pessoa infetada ou com as suas secreções.

Existem três tipos de vírus da gripe:

  • Tipo A

  • Tipo B

  • Tipo C

Existem muitas estirpes diferentes dos vírus da gripe dos tipos A e B, mas todos causam doença semelhante. Estirpes diferentes causam surtos sazonais regulares de gripe. O tipo C não causa uma doença gripal típica.


O tipo A causa a maioria dos casos de gripe (geralmente mais de 70% em uma estação típica) e a maioria dos outros casos é causada pelo tipo B. A gripe tipo C ocorre menos frequentemente, principalmente em crianças.


A estirpe do vírus da gripe que causa surtos está sempre mudando ligeiramente, de forma que, a cada ano, o vírus da gripe apresenta-se ligeiramente diferente em relação ao ano anterior. Frequentemente o vírus muda o suficiente para que as vacinas anteriormente eficazes deixem de funcionar.


As estirpes da gripe tipo A recebem sua designação baseada nas versões específicas de duas proteínas presentes na superfície do vírus. As proteínas são H (para hemaglutinina) e N (para neuraminidase). Existem 18 proteínas H e 11 proteínas N diferentes. Assim, uma estirpe pode receber o nome de gripe A, H1N1. Uma estirpe de H1N1 foi responsável pelo surto, conhecido como pandemia de gripe suína, ocorrido entre 2009 e 2010. (Pandemia é uma grande epidemia mundial).


O nome de uma estirpe frequentemente reflecte o seu tipo, o local em que surgiu pela primeira vez (por exemplo, gripe de Hong Kong) ou um animal (por exemplo, gripe suína) e o ano em que foi detectada.



0 visualização