MYLAB LOGO.png
LOGO NEXA (2a Versão).png

Sabe o que é a Gonadotrofina Coriónica Humana (hCG)?


A gonadotrofina coriónica humana (hCG), também conhecida por β-hCG, é uma hormona produzida pela placenta de uma mulher grávida. No início da gravidez, o nível de hCG aumenta no sangue e é eliminado na urina. Um teste de gravidez detecta a hCG numa amostra de sangue ou de urina e confirma ou descarta a gravidez.


Durante as primeiras semanas de gravidez, a hCG é importante para manter a função do corpo lúteo. A produção de hCG aumenta constantemente durante o primeiro trimestre (8 a 10 semanas) de uma gravidez normal, atingindo o pico na 10ª semana após o último ciclo menstrual. Os níveis caem lentamente durante o resto da gestação. O hCG deixa de ser detectável algumas semanas após o parto.


Quando uma gravidez ocorre fora do útero (ectópica), o nível da hCG no sangue aumenta mais lentamente. Quando há suspeita de gravidez ectópica, a medição do nível da hCG no sangue (teste quantitativo) ao longo do tempo pode ser útil para ajudar a diagnosticar a gravidez ectópica.


Da mesma forma, o nível sanguíneo da hCG pode ser anormal quando o bebé em desenvolvimento (feto) apresenta um defeito cromossómico, como a síndrome de Down. O teste de hCG é usado rotineiramente em conjunto com alguns outros testes como parte do rastreamento de anormalidades fetais entre 11 e 20 semanas de gravidez.

O teste de hCG é também usado como marcador tumoral para o coriocarcionoma e alguns tumores de células germinativas. Podem ser observadas elevações falsas de hCG em pessoas que apresentam anticorpos antianimais ou heterófilos humanos.

0 visualização