MYLAB LOGO.png
LOGO NEXA (2a Versão).png

Sabe o que é o Colesterol?


O Colesterol é um tipo de gordura. As gorduras também são chamadas de lipídios.


O organismo utiliza o colesterol para criar partes importantes das células e para fabricar determinados líquidos digestivos. O organismo precisa de colesterol. Porém, ter uma quantidade excessiva de colesterol no sangue (colesterol alto) por muito tempo pode causar problemas de saúde.


Com o passar do tempo, o colesterol alto causa o bloqueio de artérias, o que poderá resultar em ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e má circulação nas pernas (doença arterial periférica).


O colesterol alto pode ser tratado através da prática de mais actividade física, da modificação de hábitos alimentares e através de medicação.

O colesterol no organismo vem de essencialmente dois locais. Uma parte é obtida através dos alimentos e a outra parte é fabricada pelo próprio organismo a partir de outras substâncias.


Existem diversos tipos de colesterol. Os comummente conhecidos são o LDL (Mau colesterol) e o HDL (Bom colesterol). O colesterol total é a quantidade total dos diversos tipos de colesterol na corrente sanguínea.


O organismo de algumas pessoas produz colesterol em excesso, independentemente do que elas comem. Este tipo de problema de colesterol alto é um mal de família (hereditário).

O colesterol alto pode ser causado se a pessoa:

- Consumir em grandes quantidades alimentos com alto teor de gordura e colesterol

-Tiver diabetes

-Tiver uma vida sedentária

-Consumir álcool em excesso

-Consumir determinados medicamentos

Desmistificando, a pessoa não precisa ser gorda para ter colesterol alto.

34 visualizações