top of page

Sabe o que é uma Cistite?


Cistite é uma infecção da bexiga normalmente causada por bactérias. Os sintomas mais comuns são uma necessidade frequente de urinar e dor ou sensação de queimadura enquanto urina. Os médicos normalmente baseiam o diagnóstico nos sintomas e requerem uma urocultura (teste de uma amostra de urina) de modo a determinar a bactéria causadora e a sua sensibilidade aos antibióticos. Os antibióticos são essenciais para tratar a infecção e, frequentemente, os sintomas.

A urocultura é feita através da colheita de uma amostra do jacto médio de urina para um recipiente esterilizado de forma a não ser contaminada pelas bactérias da vagina ou da ponta do pénis. A urina é “semeada” em meios de cultura próprios nos quais as bactérias de crescem. Quando há infecção, existe uma grande quantidade de um determinado tipo de bactéria. Também são realizados testes à urina de modo a detectar a presença de nitritos e de esterase leucocitária (indicadores de infecção), bem como a análise microscópica.


A cistite é mais frequente nas mulheres, principalmente durante os anos férteis. Algumas mulheres sofrem de episódios recorrentes de cistite. Há várias razões para as mulheres serem mais susceptíveis, nomeadamente o curto comprimento da uretra e a proximidade da uretra com a vagina e com o ânus, onde as bactérias são normalmente encontradas. As relações sexuais podem igualmente contribuir, porque o movimento pode causar uma tendência de as bactérias alcançarem a uretra, subindo daí para a bexiga. As mulheres grávidas são especialmente propensas a sofrer de cistite, pois a gravidez pode interferir com o esvaziamento da bexiga.

A cistite é menos frequente nos homens. Em homens, a causa mais comum é infecção bacteriana da próstata que causa episódios repetidos de cistite e uretrite. Embora os antibióticos eliminem rapidamente as bactérias da urina presentes na bexiga, a maioria desses medicamentos não consegue penetrar o suficiente na próstata para curar rapidamente a infecção localizada nesta glândula. Normalmente, os antibióticos são tomados durante semanas seguidas. Consequentemente, quando o tratamento medicamentoso é interrompido, as bactérias que permaneceram na próstata infectam novamente a bexiga.

97 visualizações0 comentário
bottom of page