MYLAB LOGO.png
LOGO NEXA (2a Versão).png

Sabe o que é o Rastreio Pré-Natal – Rastreio Combinado 1º trimestre?


O Rastreio Combinado do primeiro trimestre é um rastreio precoce que pretende avaliar, através da informação do exame ecográfico e do exame bioquímico, o risco de existência no feto da Trissomia 21 (Síndrome de Down), Trissomia 18 (Síndrome de Edwards) e Trissomia 13 (Síndrome de Patau). Este rastreio é muito importante na decisão ou não de fazer uma amniocentese.


Através do exame ecográfico pretende-se determinar com exactidão a idade gestacional do feto através do comprimento crâneo-caudal (CCC/CRL), medir o espaço subcutâneo localizado sobre a nuca (translucência da nuca – TN/NT) e avaliar a presença do osso nasal (ON/NB).


O exame bioquímico efectua o doseamento de duas substâncias, a PAPP-A (Proteína Plasmática A Associada à Gravidez) e a β-HCG livre (Subunidade β livre da Hormona Gonadotrófica Coriónica), que possuem uma grande sensibilidade e especificidade no despiste das anomalias referidas.


O Rastreio Pré Natal- Rastreio Combinado do 1º trimestre deve ser efetuado entre a 11ª semana e a 13ª semana + 6 dias de gestação.

0 visualização