MYLAB LOGO.png
LOGO NEXA (2a Versão).png

Sabe o que é o BNP e o NT-proBNP?


O BNP e o NT-proBNP são peptídeos (pequenas proteínas) que são hormonas ou parte do peptídeo que continha o hormona num dado momento. Estes são continuamente produzidos em pequenas quantidades no coração saudável e libertados em grandes quantidades quando o coração trabalha em esforço. Esta última situação predispõe para a retenção de líquidos e a expansão do volume das artérias e veias. Subsequentemente, o músculo cardíaco é forçado a trabalhar arduamente para bombear o sangue, mesmo em condições normais de repouso.


Os testes de BNP e NT-proBNP são utilizados para detectar e avaliar a insuficiência cardíaca. Os dois testes não são intercambiáveis ​​e não devem ser usados ​​em conjunto.


O BNP foi inicialmente chamado de peptídeo natriurético cerebral porque foi encontrado pela primeira vez no tecido cerebral (e para distingui-lo de uma proteína semelhante produzida nos átrios, ou câmaras superiores, do coração, denominada ANP). O BNP é, na verdade, produzido principalmente pelas células do ventrículo esquerdo do coração. O ventrículo esquerdo é a principal câmara de bombeamento do coração e é responsável por enviar sangue oxigenado dos pulmões para o resto do corpo. Está associado ao volume e à pressão sanguínea e ao trabalho que o coração deve realizar para bombear o sangue por todo o corpo. Pequenas quantidades de uma proteína precursora, o pró-BNP, são continuamente produzidas pelo coração. O pro-BNP é então dividido por uma enzima para libertar a hormona activa (BNP) e um fragmento inativo, NT-proBNP, no sangue.


Quando o ventrículo esquerdo do coração tem dificuldade em bombear quantidades suficientes de sangue para o corpo, as concentrações de BNP e NT-proBNP produzidas podem aumentar acentuadamente. Isso pode ocorrer com muitas doenças que afectam o coração e o sistema circulatório. O aumento do BNP ou NT-proBNP circulante refletirá essa capacidade diminuída de fornecer sangue oxigenado ao corpo.


-Os níveis de BNP e NT-proBNP diminuem na maioria das pessoas que estão tomando medicamentos para a insuficiência cardíaca, como inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), betabloqueadores e diuréticos.


-Os níveis de BNP e NT-proBNP tendem a aumentar com a idade na ausência de doença.


-Os níveis de NT-proBNP e BNP podem estar aumentados em pessoas com doença renal devido à redução da depuração. Indivíduos obesos podem ter concentrações mais baixas de BNP ou NT-proBNP.

8 visualizações