AVISO

Tendo em conta o período crítico decretado pelas autoridades internacionais, nacionais e regionais como resultado da pandemia pelo COVID-19, em cumprimento das normas orientadoras emitidas pela Direção Geral de Saúde, está em vigor um plano de contingência no Laboratório Noronha que poderá afetar o normal funcionamento dos nossos serviços. O objetivo destas medidas visam mitigar o risco de contágio aos nossos utentes e funcionários de forma a podermos prosseguir com a nossa atividade. Pedimos aos nossos utentes a maior compreensão face à implementação deste plano de contingência.

Aconselhamos todos os nossos utentes cujos critérios os englobam no grupo de risco para a pandemia do COVID-19 (> 65 anos; doentes crónicos) a realizar as suas análises na fase avançada de recuperação deste surto, em período posterior às fases de resposta do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (neste momento estamos em fase de Contenção Alargada). Este conselho estende-se aos casos de utentes cujos resultados laboratoriais, prescritos por um médico(a), não carecem de urgência no seguimento ou despiste de patologias.

Por despacho da Secretaria Regional da Saúde emitido a 18 de março de 2020, está suspensa a atividade de prestação de cuidados de saúde realizada ao abrigo das convenções da Unidade de Saúde Ilha, com excepção das situações clínicas comprovadamente urgentes e inadiáveis. As situações clínicas comprovadamente urgentes e inadiáveis devem ser justificadas pelo médico do Serviço Regional de Saúde que acompanha o utente e confirmada pelo Diretor Clínico da Unidade de Saúde. Esta situação tem efeito até ao final do mês de Abril.

Cumprindo com as orientações deste despacho da Secretaria Regional da Saúde, apenas serão aceites, durante este período, requisições da Unidade de Saúde Ilha que possuam a devida justificação que comprove a urgência da realização de análises clínicas.

Não existem, até ao momento, restrições para as requisições dos restantes subsistemas (ADSE, Multicare, AdvanceCare, PSP, GNR, ESUMEDICA, Future Health Care, CGD, SAMS, SAMS Quadros).

labnoronha.com